


Psicologia da Educação

A Psicologia da Educação é de natureza teórica e aplicada dedicando-se ao estudo dos fenómenos e processos educacionais pelo que tal assume uma tripla finalidade desembocando numa tridimensionalidade.
Assim de forma a contribuir para a elaboração de uma teoria que permita compreender e explicar melhor tais processos emerge a dimensão teórica assente numa série de conhecimentos concetualmente organizados – generalizações empíricas, leis, princípios, modelos, teorias, etc. - sobre os componentes psicológicos dos fenómenos educacionais ou não fosse a Psicologia da Educação uma disciplina psicológica (Coll et al., 2004, p.31).
Por outro, e de modo a ajudar na elaboração de procedimentos, estratégias e modelos de planeamento e intervenção que ajudem a orientá-los numa direção determinada sobressai a dimensão projetiva ou tecnológica alicerçada em conhecimentos de natureza essencialmente procedimental sobre o planeamento e o desenho dos processos educacionais ou de alguns aspetos deles, e.g., atividade de ensino e aprendizagem (Coll et al., 2004, p.31).
Por fim e, de maneira a auxiliar na instauração de práticas educacionais mais eficazes, mais satisfatórias e mais enriquecedoras para as pessoas que participam delas temos a dimensão prática que corresponde a uma série de conhecimentos, neste caso de natureza essencialmente técnica e instrumental, orientados à intervenção direta no desenvolvimento dos processos educacionais, seja da perspetiva do desempenho da função docente, seja da perspetiva da intervenção psicopedagógica (Coll et al., 2004, p.31).
Dimensões e identidade disciplinar
Aspetos conceptuais
